segunda-feira, janeiro 15, 2007

DESAFIO ÁS RUGAS

DESAFIO ÀS RUGAS



Ora, aqui estão as rugas do meu rosto!
Afinal chegaram!
Entraram sem bater e se instalaram
À inteira revelia do meu querer!
Não vou tratá-las como amigas, não.
(Não são!)
Algumas, se eu tiver sorte,
Pretendo eliminar
Como aos antigos portadores de notícias más.
(Pois rugas falam pelo Tempo e pela Morte.)
Nem vou mentir que me orgulho
Da derrota que me impõem,
Porque as definitivas vitórias serão suas!
Minhas rugas...
Mas preciso aprender
A não ser
Também inimiga do campo da sua conquista:
O meu corpo... a minha alma!
Que eu por inteira seja vista,
Sem me ocultar.
Saberei levá-las pelas ruas
Sob qualquer olhar,
Ante todos os espelhos!
E será como se elas houvessem estado
Sempre comigo: e não me conquistado.
(Terei, ao menos, desmoralizado
A sua vitória.)
E ninguém mais dirá: " Para você o tempo não passa”.
Passa!
Que não me ofenda a negativa.
E, enquanto eu for viva,
Só vou querer, agora,
Receber e aceitar o epíteto
"SENHORA”!

(ZSF-SP/1988)

5 Comments:

Blogger Flavio Ferrari said...

Acho essa uma de suas melhores poesias, minha senhora.
E em prol da filosofia,
cometo uma grosseira,
lembrando um ditado dos tempos de criança
que fui, ainda outro dia:

"Se ruga fosse sinal de idade, o saco seria pré-histórico".

(ps - pode deletar, se achar que o nível foi baixo demais )

Beijo,

1:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Zuleika...
Gosto das tuas poesias...
Gostaria de poder um dia escrever assim como voce, talvez consiga sentir um equilibrio maior dentro da alma...
Quanto as rugas...nessa semana fui a minha ginecologista..e ela disse q estou na menopausa precoce(44 anos)levei o maior susto e quase chorei...mas depois eu chorei muito...pq ela disse vc precisa fazer reposição hormonal...senao daqui uns dias vai estar enrrugada como uma senhora de 60 anos.Eu quero aceitar minhas rugas...mas agora nao...
Beijo,
Sol da vida de alguem...

2:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Também gostei de tua poesia... Em relação às rugas, é bom lembrar que cada ruga traz consigo uma história e que nós, senhoras de + de 60, temos muitas histórias pra contar e fazem de nós o que somos hoje... Mulheres...
Abraços
Anne

11:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

ai que delícia de poema que me serve como uma luva: "saberei levá-las pelas ruas/ sob qualquer olhar" . jamais esquecerei esses versos.

7:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cada estrofe fala ao coração de alguém, principalmente de nós, mulheres que percebem suas rugas e querem se orgulhar do que viveram e ¨serem vistas por inteiro, sem se ocultarem¨.
Fiquei muito feliz ao perceber a ampliação de visitas ao seu blog!
Parabéns, mãe!

11:07 PM  

Postar um comentário

<< Home